quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Noite de Hécate - 13 de Agosto 2012

Hécate, Deusa anciã e sábia. Conhecida como a Deusa das três passagens, guardiã da casa, Deusa da Magia e protetora das bruxas, assim como de tudo o que era recém nascido. Vista como uma Deusa lunar, seus reinos são a terra, o mar e o céu, com o poder de criar e reter tempestades, amante da solidão; uma Deusa virgem. Ainda que vista andando nas estradas ou cemitérios durante a Lua Nova; é descrita como brilhante e luminosa. Por isso os estudiosos a comparam a Astéria, a Deusa Titã da Luz Brilhante, Deusa Estrela, em relação ao seu aspecto Lunar, pois ambas seriam vistas tardiamente no repouso da terra. Em outro período foi considerada filha de Astéria, e por igual sensibilidade carrega consigo uma tocha para os peregrinos.
Para adquirir sua proteção era comum oferecer o fogo lateral na área esterna da casa, do qual os desabrigados eram os beneficiários reais. Alimentos também eram deixados nas encruzilhadas em sua honra, nas junções onde três estradas convergiam. Erguiam um mastro na interseção e três máscaras eram penduradas para pedir sua orientação sobre o melhor caminho. Elas também poderiam ser enfeitadas e postas nas entradas das casas e hospedarias, para que Hécate impedisse os espíritos de entrar.
Considerada uma Deusa Tríplice e acompanhada assim com o símbolo da sabedoria, possui o aspecto de donzela, mãe e anciã ao mesmo tempo, tendo desta forma a habilidade de ver em diversos sentidos, até mesmo o passado, o presente, e futuro. Por esta razão, existem três descrições distintas deste aspecto da Deusa. O primeiro sendo vista com três cabeças; o segundo como uma anciã sozinha acompanhada por três cães sagrados, e o terceiro e ultimo na figura de uma anciã possuindo um cão com três cabeças. Versada em todos os mistérios da terra, sempre nos lembra a importância da mudança, ajudando a nos livrarmos do passado, especialmente do que esta fora de nosso alcance, aceitando transições. Ensina sobre sua ampla visão, para que possamos ver quais são os perigos escondidos, e nos ajuda a fazer escolhas e a seguir um caminho. Em tempos como este, ela acende sua tocha e brilha, para nos guiar enquanto estamos sonhando ou meditando.Hécate nos ajuda a sermos justos e tolerantes com aqueles que são diferentes de nós ou menos afortunados, para ela a justiça é cega. Conduzindo  nos a ver diferentemente as coisas e a encontrar uma maior compreensão de nós mesmos e dos outros. Embora seu nome signifique "A Distante", esta sempre próxima quando precisamos.

Um comentário:

  1. Oi eu tenho muita crença nela, mas não sei como fazer o ritual do dia treze de agosto, voce poderia postar um poste ensinando?

    ResponderExcluir