domingo, 25 de novembro de 2012

Chokmah,a Deusa Hebraica da sabedoria

Em 28/11 Celebraremos Chokmah ou Hokmah, a deusa hebraica da sabedoria e da verdade,chamada Sophia pelos gregos, de Sapentia pelos romanos e cristinizada como Santa Sofia. Na mitologia hindu, suas equivalentes são Prajna, a personificação do principio feminino da sabedoria e da inteligência e Vac, a deusa das comunicações,do conhecimento e da sabedoria oculta, mãe dos Vedas, inspiradora dos videntes e detentora do poder mágico.
 
Nas escrituras judaicas, Hokhmah era a personificação da sabedoria, aparecendo como companheira de Jeová, igual a ele em poder e conhecimento. Suas representações são diversas: pode aparecer velada, iluminada, como uma árvore cheia de frutos ou como uma mulher sábia e cheia de dons. Por meio desses dons as pessoas podem aprender as artes, os trabalhos manuais, a política ou o discernimento justo. Para os gnósticos, ela é co-criadora dos Anjos e Arcanjos.
 
Sugestão para meditação: Medite sobre sua verdade interior  e sobre a sabedoria necessária para poder afirmá-la e vivê-la.Invoque as Deusas da Sabedoria e Inspiração para que elas possam lhe abrir novos canais de conhecimento e comunicação.
 
 Minerva é uma deusa romana e seu equivalente grego é Athena. Athena, a deusa grega da sabedoria, possuía uma Coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis. Essa Coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio. Em função disso a coruja ficou associada à deusa da Sabedoria. Eis a ave da deusa da Sabedoria e da Justiça: atenta coruja, cujo pescoço gira 360º, possuidora de olhos luminosos que, como Zeus, enxergam “O todo”. Devido a todos esses atributos, a Coruja simboliza também a Filosofia, os Professores e nossa proposta de Conhecimentos Sem Fronteiras: integrar todas as formas de conhecimento com o olhar para O Todo.
Uma outra característica que a associa com a sabedoria é a sua alta capacidade de ver no escuro, como se ela conseguisse ver o que os outros não vêem. Em latim é Noctua, “ave da noite”. Noturna, relacionada com a lua, a coruja incorpora o oposto solar. Observem que Athena é irmã de Apollo (Sol). É símbolo da reflexão, do conhecimento racional aliado ao intuitivo que permite dominar as trevas.
 
Fonte: Luz e Mhistério blogspot
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário