Olá meninas,
Como vocês sabem em nossas práticas invertemos a Roda do Ano já que estamos no hemisfério Sul e seguimos o caminho do Sol, para celebrar as estações do ano, honrando as raízes nativas e as tradições dos antigos celtas.Como vocês também já sabem as Celebrações da Roda do Ano têm como objetivo principal honrar os Deuses, os espíritos da natureza e os antepassados.A esse Festival chamamos de Ostara " Luz da Terra", representa o momento de regeneração com as bênçãos dos campos e das sementes. É quando o dia e a noite se tornam iguais, portanto, uma data de maior equilíbrio e reflexão interior. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 21 de março. Aproveitamos o momento para agradecermos e pedirmos aos Deuses - que regem tais mudanças - proteção, saúde, prosperidade, fertilidade, inspiração e paz.
Fase ideal para harmonizarmos-nos interiormente no amor, na profissão ou em todas as áreas da vida. Aproveitem para meditar próximo a mata ou campos.
Equinócio de Primavera - O Florescer da Vida - Festival de Ostara
Ostara é o festival em homenagem a Deusa Oster, Senhora da Fertilidade, cujo
símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.Nesse dia sagrado, os antigos acendiam fogueiras ao nascer do sol, tocavam sinos e decoravam ovos cozidos. Este antigo costume pagão associado á Deusa da fertilidade ainda é praticado por todos os adeptos desta cultura.
Por isso os
ovos, símbolos de fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da
fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos eram lançados ao fogo como
oferenda á Deusa.Em certas partes do mundo pintavam–se os ovos com cores do equinócio da primavera, como de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-se para honrar ao Deus Sol.
Nos países de origem Celta, nesta
época do ano, a Deusa Oster ou Eostre é lembrada e honrada com festivais que
incluem flores, cores vivas, ovos e lebres.As flores e as cores vivas representam a primavera; os ovos representam a possibilidade de uma nova vida; os rituais são feitos em homenagem à Mãe Natureza, que mais uma vez fertilizará seus campos e nutrirá os homens que vivem sobre o seu leito; e a lebre branca é o animal sagrado dedicado à Lua, que simboliza a fertilidade e a Deusa.Os tradicionais alimentos do Sabbat do Equinócio da
Primavera :os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação.
Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.
Cores
das velas: dourada, verde, amarela.
Pedras preciosas sagradas: ametista,
água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
Ervas ritualísticas tradicionais: cinco-folhas, narciso,
madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, violetas e lírio-da-páscoa
"Ostara nos lembra que podemos nos renovar constantemente" - Que Assim Seja!!!!!