terça-feira, 22 de maio de 2012

Lilith - A Lua Escura

paladinosalomao | Lilith - John Collier


Podemos ouvi-la sussurrar: “Meu território é o da noite, não o das trevas. Na noite está tudo aquilo que não está iluminado pelo Sol da Consciência. O guardado, o esquecido, o negado, o rejeitado. Sua força, sua beleza, sua dor, seu prazer. Em meu território guardo tudo aquilo que foi rejeitado, teus medos, os teus maiores tesouros e todo o desconhecido. Eu também sou você. Não me rejeites mais”.
 Lilith trabalha a coragem e a confiança necessária para resgatar nossa integridade ao desvendar os segredos de nosso Mundo Interior encobertos pelos véus do medo: desvelar, levantar os véus para que possamos nos lembrar, recordar a nossa história, a história de nossa alma. Auxilia-nos a dissipar a confusão que fazemos entre noite e trevas. É na noite que estão guardadas as sementes do bem e do mal e também nossos sonhos, dons, heranças, nossa força. Lilith nos guia nesta viagem em busca de nossos tesouros e no resgate da sabedoria do feminino profundo – Ela tem as chaves dos mistérios, do poder, do oculto, da criação, da totalidade do feminino, da sabedoria ancestral e da história de nossa alma.

Worshop - Lilith a Lua Escura
Dia:25/05/2012
Local: Espaço Trilha da Magia
Barra Velha- Santa Catarina
Horário: 20:00 hrs



Lua Nova

Chegamos a mais uma lunação, desta vez em gêmeos. Gêmeos é o signo do pensamento e do intelecto. É regido por mercúrio, planeta da comunicação e expressão. Gêmeos é curioso, gosta de estudar, conversar e aprender, mas não se profunda muito, o leque dele é amplo e está sempre em busca de algo novo. Ótima lunação para se abrir a novos conhecimentos, fazer pequenas viagens, se informar e renovar ideias.
Para esta semana o conselho é: CORAGEM!
Nesta mandala vemos o principio feminino em profunda sintonia com as forças da natureza, voando para leste, onde habita a águia.
O leste é centro de iluminação, onde o princípio feminino, receptivo, encontrará a Porta Dourada que conduz a todos os níveis de percepção e compreensão.
O leste contém a energia do lado masculino de nossa natureza, que tem a capacidade de avançar sobre as áreas ainda não-manifestadas da vida em busca de novos ideais. É a independência, e é seguindo nessa direção que desafiamos o mundo, aprendendo nossas maiores lições.
A águia é símbolo da superação de todas as formas de ignorância e intolerância. É a guardiã das ideias elevadas. Simboliza o principio celeste, com uma superioridade adquirida ou prestes a ser adquirida.


Mensagem da Mandala:
Quando surge um obstáculo que nos impede de conquistar algo, podemos optar entre a inércia das lamentações ou o movimento das soluções. Só podemos transpor a barreira quando nos colocamos em ação.
Jamais de deixe abater. A sabedoria oculta é obtida na luta contra os nossos instintos inferiores e pela superação das dificuldades.
Esta é a hora de controlar as emoções e de usar a força da personalidade para obter a vitória do ideal concretizado.
Resista à tentação de ser trágico, de se deixar levar pelo desânimo e pela piedade de si mesmo. Aborde os problemas como se você fosse um alpinista galgando o mais alto cume de uma montanha, lutando para vencer todos os percalços do caminho. Se, porém, tudo estiver contra você, permaneça sereno, pois essa tranquilidade diante da adversidade gera uma força interior que será utilizada pela mente superior.
Algumas vezes, nossa depressão é causada por pontos de vistas incorretos, que geram um pessimismo desproporcional, privando-nos da lucidez. A situação piora quando buscamos apoios errados, pois não enxergamos dentro de nós as causas verdadeiras dessa incômoda situação.
"O medo de agir desaparece à medida que o homem é capaz de intervir em seu próprio destino e aprovar em si mesmo, criando um espaço de segurança, confiança e amor-próprio. Não confundir com vaidade, arrogância ou convencimento, pois isso é só medo e presunção".
A dificuldade é aquilo que nós consideramos além da nossa compreensão, pois não temos a visão real dos fatos. A estrada que se desenrola diante de você pode parecer bloqueada, mas você deve aprender a considerar o desconhecido como sendo algo amigável.
Aparentemente, a vida é feita de rotinas. Mas não é necessário acreditar nisso. Proponha-se a começar cada dia com uma sensação de novidade no espírito. Assim nascem as grandes idéias, que você vai lapidar com coragem.

Aplicação:
As palavras são muito poderosas; elas podem ser usadas para criar aquilo que você quer. Use esse poder de forma positiva e para atrair o melhor em sua vida e na vida de outras pessoas. Procure evitar as frases negativas e de desânimo (nunca, não, nem...). O subconsciente, quando está diante de dois ou mais programas contraditórios, tentará agir de acordo com o mais forte.
Saiba decifrar os medos que estão por trás das desculpas, das justificativas, eliminando as velhas táticas para encarar de frente sua vida e seus problemas, sem deixar para trás dúvidas ou pontos obscuros.
Exercite a coragem nas situações difíceis; assim, a sua forma de pensar, falar e agir vai se moldando naturalmente a um novo modo de ser. Essa conduta o levará a conquistar a liberdade e o respeito de outras pessoas.*


*Texto retirado do livro: Mandala - A Arte do Conhecimento. Ed. Pensamento.

domingo, 13 de maio de 2012

Deméter - Uma Deusa Mãe


Deméter (ou Ceres, para os romanos), é a deusa da agricultura, da fertilidade e da terra cultivada: procriar e nutrir os seus filhos é uma de suas funções primordiais. Sua história está diretamente relacionada a de sua filha Coré.Um dia, Coré é raptada por Hades, deus dos subterrâneos, para desposá-lo e enfim tornar-se uma mulher. A separação de sua filha deixa Deméter desesperada e a sua tristeza faz com que todos os campos sequem e parem de dar frutos. Sem alimentos, toda a população do mundo começa a padecer de fome. Visitas periódicas da filha conseguem reverter a situação.
Para Deméter, a fertilidade é o principal motivo da existência feminina. Na sua visão, o sexo prima pela procriação e o prazer vem em segundo lugar. Ela é mãe por excelência e cuida tanto dos filhos que não cuida de si e nem dá muita importância ao marido. Contudo, ela tem o desejo de cuidar e de ser cuidada.